quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fica,vai ter bolo de chá


Receitas da avó gaúcha, técnicas da confeitaria clássica francesa e, entre os ingredientes, ervas usadas originalmente para infusões
 
Por Marta Barbosa
Fotos Ricardo D'Angelo

Bolo e chá, todo mundo sabe, é uma combinação sem erro para as tardes frias de inverno. A proposta aqui, no entanto, é que as ervas entrem como ingrediente da massa, do recheio ou da cobertura. É bolo de chá. Ideia de Carla Saueressig. Há 12 anos à frente de A Loja do Chá – Tee Gschwendner, em São Paulo, ela é uma das maiores conhecedoras de infusões no Brasil. Além de pesquisar a origem, os rituais e as misturas exóticas nas xícaras, deu de levar as ervas para a panela.

Antes que alguém a aponte como pioneira, Carla se apressa em contar a história. “O chá está presente como ingrediente na gastronomia há mais de 100 anos”, diz. “No Japão, sorvete de chá é comum.” Na vida pessoal, o casamento também é antigo. Suco com chá era a bebida que sua mãe, Hildegard, preparava para a criançada se hidratar nas tardes de brincadeiras, lá no Rio Grande do Sul.

No Brasil, Carla lembra quando, há mais de uma década, fez uma promoção para vender kits para o Dia dos Pais, com receitas de drinques que levavam as misturas entre os ingredientes. E ainda cita os chefs que já cozinharam com as infusões, como Carla Pernambuco, Alex Atala e Charlô, que fez um jantar inteiro tendo o chá como ingrediente. O estímulo que faltava foi conhecer Guilherme Bomfim, um jovem cozinheiro com formação em confeitaria na França e que teve aulas com Carla em um curso de gestão de luxo na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo. Com a energia dos 21 anos, ele se tornou o testador oficial das receitas. “Ela me passa a receita de um bolo que a mãe fazia, e eu faço mil testes até chegar ao sabor que considero perfeito”, diz Gui.

Sim, o jovem cozinheiro e a desbravadora das ervas têm conseguido resultados impressionantes, com uma linha de bolos de sabores inusitados. “O chá entra como um tempero, não substitui ingrediente nenhum da pastelaria clássica”, afirma Gui Bomfim. “É importante ter atenção quanto à fermentação, já que a inclusão da erva exige um processo mais longo que o usual.” De cara, é difícil identificar como chá aquele sabor defumado e perfumado que não sobressai, mas que marca o doce de forma sutil. Entre as misturas criadas pela dupla, destaque para o bolo de bagaço de castanha-do-pará e chá O’Conners Cream, de laranja-bahia com Matchá, e o de massa sem glúten com mousse de chocolate branco Valrhona e geleia de chá de hibisco e rosa mosqueta. Um presente para paladares finos ou curiosos.

foto:


Bolo de bagaço de castanha-do-pará e chá O’Conners Cream
12 unidades (55 g cada uma)

150 g de farinha de trigo; 150 g de açúcar
150 g de bagaço de castanha-do-pará
150 g de manteiga; 6 g de chá O’Conners
1 colher (sopa) de fermento químico; 3 ovos

1 Bata a manteiga com os ovos e o açúcar até ficar uma mistura lisa e homogênea. 2 Misture a farinha, o chá, o fermento e o bagaço de castanha. 3 Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada e leve ao forno para assar.







Bolo de laranja-Bahia com Matchá
foto:
14 unidades (45 g cada uma)

5 g de Matchá; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo de milho
1 colher (sopa) de fermento químico
3 ovos
1 laranja-bahia

1 Rale a casca da laranja e esprema o suco. 2 Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o suco de laranja e a casca ralada. 3 Misture e peneire os ingredientes secos. 4 Adicione os ingredientes secos no líquido mexendo levemente. 5 Coloque em uma forma untada e polvilhada e leve para assar.

Bolo sem glúten com mousse de chocolate branco Valrhona e geleia de chá de hibisco e rosa mosqueta
10 unidades com 75 g

Bolo sem glúten
250 g de açúcar
220 g de manteiga derretida
6 colheres (sopa) de maisena
6 colheres (sopa) de fécula de batata
4 colheres (sopa) de farinha de tapioca
1 colher (sopa) de fermento em pó
8 ovos

Mousse de chocolate branco
1 kg de chocolate branco Ivoire Valrhona
120 g de clara pasteurizada
600 ml de creme de leite UHT

Geleia de hibisco e rosa mosqueta
1 litro de água
1 kg de açúcar
50 g de chá de hibisco e rosa mosqueta
2 sachês de pectina

Bolo sem glúten
1 Bata os ovos com açúcar até dobrar de volume. 2 Misture levemente os ingredientes secos peneirados e depois a manteiga derretida.

Mousse de chocolate branco
1 Derreta o chocolate em banho-maria, adicione o creme de leite e mexa até ficar homogêneo. 2 Bata a clara em neve e adicione à mistura. 3 Coloque para gelar antes de usá-la como recheio para o bolo.


Geleia de hibisco e rosa mosqueta
1 Faça a infusão do chá conforme escrito na embalagem; coe. 2 Coloque o açúcar e a pectina na panela com o chá e ferva por 5 minutos, retirando a espuma que sobe. 3 Deixe esfriar para usar. 

Finalização
1 Corte o bolo com um aro de 5 cm de diâmetro; para cada bolinho use 3 camadas de bolo. 2 Uma receita grande vai render 30 camadas, ou seja, 10 bolinhos montados com 75 g cada um com o recheio. 3 Os bolinhos são montados dentro do aro para manter o formato. 4 Coloque uma camada de bolo como base; com um saco de confeiteiro, coloque a mousse ao redor e deixe um espaço no meio para preencher com a geleia; faça isso na primeira e na segunda camada. 5 Pressione o bolo para que o recheio espalhe por igual; cubra com a mousse ou a geleia. 6 Deixe no congelador por 5 horas, passe uma faca ao redor do bolinho e solte-o do aro; caso não tenha muitos aros,  coloque uma tira de acetato no interior do aro para manter o formato do bolinho.

foto:
New york cheesecake
com geleia de chá
35 unidades (55 g cada uma)

Base (patê brissée)
500 g de farinha de trigo
375 g de manteiga
100 ml de leite
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de açúcar
1 gema

Creme
750 g de cream cheese
380 g de chocolate branco Valrhona
60 g de açúcar de confeiteiro
380 ml de leite
4 folhas de gelatina incolor
Geleia de chá-preto com rosas
1 litro de água
1 kg de açúcar
50 g de chá-preto com rosas ou nangilima
2 sachês de pectina

Base (patê brissée)
1 Deixe a manteiga em ponto de pomada, adicione gema, leite, sal e açúcar. 2 Mexa bem e depois vá adicionando a farinha. 3 Sobre uma superfície enfarinhada, sove a massa levemente até ficar macia e úmida. 4 Abra a massa no formato de seu cheesecake e leve para assar até ficar levemente dourada.

Creme
1 Derreta o chocolate branco em banho-maria, junto com o leite. 2 Enquanto a mistura estiver quente, adicione as folhas de gelatina hidratada. 3 Misture o açúcar e o cream cheese. 4 Junte as duas misturas até ficar um creme liso; despeje a mistura em um aro com a base de patê brissée e deixe esfriar por no mínimo 6 horas.

Geleia de chá-preto com rosas
1 Faça a infusão do chá conforme escrito na embalagem e coe. 2 Coloque açúcar e pectina na panela com o chá e ferva por 5 minutos, retirando a espuma que sobe; deixe esfriar para usar.

Finalização
1 Para montar o cheesecake, coloque a base; complete metade da forma com o creme e coloque para gelar. 2 Quando ficar firme, coloque a geleia no meio e complete com o resto do creme do cheesecake. 3 Deixe na geladeira por no mínimo 6 horas e, antes de servir, finalize com a geleia.

foto:

Devil’s Cake com chá
de menta marroquina
16 unidades (50 g cada uma)
450 g de açúcar
350 g de farinha de trigo
340 g de manteiga
80 g de cacau em pó Valrhona
5 g de chá de menta marroquina Nana Minze
250 ml de água
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de sal
4 ovos

1 Misture o cacau com a água morna. 2 Em outro recipiente, junte os ovos e a mistura de água com cacau. 3 Coloque os ingredientes secos na batedeira, adicione a manteiga e a mistura de ovos, cacau e água; bata na velocidade média. 4 Unte e polvilhe a forma antes de colocar a massa para assar.





foto:
Cuca integral
com massala
16 unidades (80g cada uma)

2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca 
1,5 xícara (chá) de açúcar mascavo orgânico 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral orgânica; 1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (sopa) de chá massala
4 maçãs cortadas em cubos ou 200 g de mirtilo fresco
2 ovos
1 pitada de sal

1 Bata no liquidificador açúcar, ovos, óleo, água e sal. 2 Em uma vasilha, misture as farinhas e o chá massala; por último, junte o fermento. 3 Misture a fruta na massa e asse em uma assadeira untada e polvilhada com açúcar e canela.




Tortinha de chocolate e caramelo de chá defumado
foto:
12 unidades (25 g cada uma)

Base (patê sable)
230 g de farinha de trigo
150 g de manteiga
100 g de açúcar refinado
100 g de farinha de amêndoa
20 g de cacau em pó Valrhona
1 ovo

Caramelo defumado
250 ml de creme de leite fresco
200 g de açúcar refinado
200 g de glucose
10 g de manteiga
4 g de chá defumado Lapsang Souchong

Ganache
400 g de chocolate Valrhona Equatoriale 55%
400 g de creme de leite fresco

Base (patê sable)
1 Misture os ingredientes secos. 2 Coloque a manteiga e mexa bem para virar uma farofinha. 3 Adicione o ovo e trabalhe a massa até que fique homogênea; a base tem de estar assada antes de preparar o recheio.

Caramelo defumado
1 Leve todos os ingredientes para a panela; quando começar a ferver, mexa sem parar até atingir 115 oC. 2 Coloque com cuidado o caramelo na base de torta já assada, enquanto o caramelo estiver quente, pois depois ele endurece e fica muito difícil de rechear as tortinhas; coloque 1 colher de sopa de caramelo em cada base de torta.

Ganache
1 Ferva o creme de leite fresco e adicione ao chocolate, em duas etapas. 2 Mexa bem até ficar uma mistura lisa, homogênea e brilhante. 3 Depois de frio o caramelo, adicione a ganache até a borda da tortinha; espere esfriar e sirva; pode guardar na geladeira por até 4 dias.

Receitas de Gui Bomfim e Carla Saueressig, de A Loja do Chá – Tee Gschwendner, São Paulo, SP, Shopping Iguatemi, 3º piso, Av. Brigadeiro Faria Lima 2232, Itaim Bibi, tel. (11) 3816-5359.

Nenhum comentário:

Postar um comentário